Resenha - A Morte da Luz | George R. R. Martin

Uma promessa de amor eterno, uma viagem em busca de um sonho e o impacto de duas culturas completamente diferentes. Poderia ser um romance clássico ao estilo Jane Austen, com final tão imprevisível quanto o que vai acontecer na sua vida daqui a 4 meses. Mas é bem mais do que isso.

Antes de começar a produzir e publicar As Crônicas de Gelo e Fogo, aclamada série de livros que deu origem à série de tv Guerra dos Tronos, George R. R. Martin lançou, em 1977, seu primeiro romance:  A Morte da Luz. Mas, vamos ao que tem de bom.

Martin já provou, com a sua famosa coleção, quão diferenciada é a sua escrita e isso já era bem nítido em seu primeiro livro. Nele, Dirk t’Larien recebe uma jóia-sussurrante que busca memorias em um passado não tão esquecido e que aquecem seu coração com o nome de Gwen Delvano, acompanhado de uma promessa feita por ambos. O acordo que existia era bem simples. Se, em qualquer momento do futuro de ambos, eles estivessem separados e quisessem se encontrar bastava mandarem sua jóia ao outro e este a traria de volta. t´Larien bem que tentou, seis meses após a promessa feita eles já estavam separados, mas ela não atendeu ao seu chamado quando ele o fez. Tudo indicava que era um promessa esquecida, então por que agora, 7 anos-padrão depois?

O destino era Worlorn, um mundo que fora extremamente festivo e paradisíaco há 10 anos atrás, quando foi descoberta sua aproximação do “Satã Gordo e sua Coroa do Inferno”, uma constelação formada por 6 estrelas amarelas e pequenas se comparadas à gigante vermelha que rodeavam. Roda de Fogo pareceu um nome natural para tão atípica constelação. Worlorn passaria próximo à diferenciada formação celeste por poucos anos-padrão, o que motivou todos os diferentes mundos a construírem um Festival maravilhoso, com as suas melhores construções. Cada um com uma cidade diferente, típica de seu local de origem. Mas quando Dirk seguia seu caminho em busca desse amor antigo, Worlorn já não estava tão festivo. Seus dias próximo ao Satã Gordo estavam contados e logo seria novamente engolido pelo frio e denso vazio universal. E as coisas não iam nada bem por lá.

Dirk conhecia o planeta e sabia das suas festividades tanto quanto da sua decadência, mas nada sabia da Gwen Delvano que iria encontrar. Imersa em uma nova cultura, presa a laços que Dirk desconhecia, Gwen encontrava-se casada com outro homem, cuja cultura e os costumes nem mesmo os mais densos pesadelos de Dirk eram capazes de criar.

A caminho de um planeta em extinção, para um destino desconhecido e em busca de seu antigo amor, nosso herói, Dirk t’Larien segue para Worlorn. Culturas inimagináveis, cidades sombrias e planetas diferenciados num empolgante thriller romântico, cujo único destino é A Morte da Luz.

Por: Diogo Toledo 

14 comentários:

  1. Adorei seu blog.. tenho um amigo que é viciado nessa saga! brevemente ainda vou ler!
    Criei recente um blog com uns amigos, sobre livros, resenhas, dicas, debates e tal. ficaria feliz se fizesse uma visita! *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha. Tenho muito interesse em ler os livros do Martin, e pena por eu ainda não ter lido nada.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa sua resenha ficou ótima :D eu já li guerra dos tronos e tenho interesse por essa série apesar de que a narrativa do Martin me cansa , mais tenho certeza de que até o final de 2013 irei ler essa série abraço !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D aproveita e vota no post )

    ResponderExcluir
  4. Wanessa, super me interessei em ler... adorei a resenha... bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Mery!

      Essa resenha é do Diogo Toledo. Fico feliz por ter gostado!

      Att,

      Equipe Estante Seletiva
      www.estanteseletiva.com

      Excluir
  5. flor, vc quem escreve todas as resenhas?
    Se sim, mega bem escrito hein??
    profissa mesmo! hehehe

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com.br

    http://www.youtube.com/blogdareh

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao conhecia esta obra! ótima dica

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Tenho muita vontade de ler esse livro! além de o autor ser super famoso pela qualidade de sua escrita, parece uma boa estória. *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito bem deste autor, quando sobrar um tempinho quero ler mesmo!!

    Bjãooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Cada vez que leio suas resenhas fico com raiva de mim mesma por nunca conseguir ler uns bons livros...preciso criar vergonha na cara logo! :~

    beijo
    www.misssainha.com

    ResponderExcluir
  10. Por acaso não conhecia.
    Mas, fiquei curiosa, porque adoro ler;)


    Beijinhos Grandes
    http://pinkstarnailsanastacia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha nao conhecia este livro bjus geh
    http://coresdebutterfly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ganhei este livro e sua resenha não ajudou muito, achei que você falaria mais da experiência e não do livro em si. Resenha nota: 6.00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellison.
      Obrigado pela crítica, não é usual alguém entrar para deixar um comentário de ampla sinceridade, mas penso que só dessa forma podemos melhorar. Eu gosto de utilizar elementos diferenciados quando escrevo, talvez por isso minha resenha tenha soado estranha para você. Obrigado mais uma vez e volte sempre.
      Abraço

      Excluir

O que você achou da postagem?